terça-feira, 14 de agosto de 2007

Na concepção chinesa do mundo, o universo consiste em yang - o elemento masculino e em yin, o elemento feminino.
Em 1850, o filósofo Ralph Emerson em seu ensaio sobre a filosofia oriental, descrevia que o yin-yang estava presente na polaridade, na ação e na reação, na escuridão e na luz, no calor e no frio, no masculino e no feminino, na inspiração e na expiração, no ritmo do sangue, nas forças centrífuga e centrípeta.
Tudo na natureza é dividido, de modo que cada coisa constitui uma metade que precisa ser completada por uma outra coisa, como o espírito e a matéria, subjetivo e objetivo, interior e exterior, movimento e repouso. Os pólos se complementam entre si para que exista um equilíbrio dinâmico".
Yin e Yang são inseparáveis. Seu simbolismo é representado por um círculo dividido em duas metades iguais por uma linha sinuosa. A parte preta é yin e a outra branca, yang. Podemos observar que o comprimento da separação das cores é igual a circunferência exterior e que o contorno de cada metade yin e yang é igual ao perímetro da figura. Cada um dos elementos contém o germe do outro, na forma do ponto claro ou do ponto escuro.
Na visão cabalista, o yin-yang representa o céu e a terra, presos um ao outro abraçando-se mutuamente. Para os chineses, o yin-yang significa que o tempo (e o espaço) é "Uno", ou seja, a matéria e o espírito também. A ação de uma pessoa resulta em uma reação boa ou má. Tudo no ser é yin ou yang, com a dupla possibilidade de evolução ou involução.
Christopher Markert em seu livro Yin-yang - polaridade e harmonia em nossa vida, explica que só é possível ser feliz e ter sucesso quando se vive em sintonia com as forças cósmicas como o consciente e inconsciente, corpo e espírito, ideal e realidade, doce e salgado, direita e esquerda, dia e noite etc. Cada pólo portanto, tem valor idêntico ao outro, onde estes se complementam e se necessitam mutuamente.
Se o equilíbrio for perturbado, ambas as partes mostram o seu lado destrutivo e maléfico. A meta não é incentivar um pólo em prejuízo do outro, mas visar um equilíbrio que beneficie ambos os pólos. A vida busca o equilíbrio correspondente a cada lugar e a cada momento. Um homem pode tomar uma iniciativa na parte da manhã, e a tarde, a mulher pode ser a responsável. Ao acordar por exemplo, a pessoa pode tomar uma decisão "prática", mas a noite pode seguir a "intuição". Isto é yin e yang.
O yang é: masculino, pai, céu, deus-pai, Sol, consciente, compreensão, lógica, eu, condição desperta, cabeça, forma, ter, tensão, voltado para o exterior, decidido, risco, só, gasta energia, construtivo ou destrutivo, abstrato, ordenado, sóbrio, patriarcado etc.
O yin é: feminino, mãe, terra, mãe-terra, Lua, inconsciente, sentimento, intuição, eu interior, condição de sonho, coração, conteúdo, ser, relaxamento, voltado para o interior, segue o fluxo da vida, pacífico, atraído pela comunidade, economiza energia, cura e preserva, orgânico, fluente, sóbrio, matriarcado etc.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Renato. Não sei se gosto mais dos textos ou das imagens que postas no blog, viu? Preciso confessar que "roubei" algumas...rs. Interessante demais esse texto sobre filosofia oriental. Sou apaixonada pelo tema. Bjs

Anônimo disse...

olá Renato gostei da sua visita, sabe espero que possa te dar uma força, pois vc está me fazendo relembrar a Su e A Analu quando eu estava começando, tateando e tendo as duas para segurar as minhas mãos.Seja benvindo e estarei sempre aqui com muito prazer, seu espaço é bonito , gostoso , rs, só precisa clarear o "layout", rs, só um pouquinho , pois amo o preto, só que tenho dificuldade de visualizar bem tudo. Olha vou te adicionar no meu blog se vc permitir, claro! abraços, Claudete

Anônimo disse...

Renato, fico feliz q esse mundo da blogosfera tenha feito com q vc chegasse a mim. É um prazer visitá-lo porq seu espaço é um charme.
Na primeira visita não comentarei sobre o post, mas agora q sei o caminho voltarei mais vezes.
Sua visita no meu cantinho é sempre bem vinda.
Bjocas

Anônimo disse...

Renato, você tocou num assunto que adoro. É objeto de estudo nos curso que faço. Importante salientar que o desequilíbrio entre Yin e Yang, em nós, pode causar até graves doenças. Portanto, vamos manter o equilíbrio! Beijo!